Saiba como a prática de esportes pode impactar na sua saúde
Willian de Almeida, profissional de educação física, explica sobre os principais benefícios
No dia 15 de novembro, além de celebrarmos a Proclamação da República, comemoramos o Dia do Esporte Amador, data dedicada a todos que praticam esportes por prazer e amor à atividade física.
De acordo com dados do IBGE, metade dos adultos brasileiros não atinge a recomendação mínima de atividade física indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que é motivo de grande preocupação. O sedentarismo aumenta de 20% a 30% os riscos de morte por doenças crônicas, evidenciando a estreita relação entre saúde e atividade física. Cerca de 2 milhões de mortes anuais são atribuídas a doenças relacionadas ao sedentarismo.
Willian de Almeida, profissional de educação física, destaca que a prática de esportes pode ser um aliado importante no controle e até na cura de doenças psicológicas, como a ansiedade e a depressão. "Quando praticamos atividades físicas, o corpo libera hormônios, e a endorfina é o principal responsável pela sensação de bem-estar e melhora do humor. Além disso, o exercício ajuda a reduzir o estresse e a melhorar o sono", explica Willian.
Além dos benefícios psicológicos, o esporte também tem um impacto significativo na saúde física. Ele fortalece músculos e ossos, melhora a circulação sanguínea e previne doenças como diabetes, hipertensão e obesidade. A prática regular de atividades físicas também contribui para a manutenção da flexibilidade e da mobilidade, essenciais para a realização de movimentos simples do dia a dia, como sentar ou subir escadas. "Outro benefício importante é o fortalecimento da musculatura, que previne a perda de massa muscular, uma condição comum entre os idosos, além de ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer", afirma Willian.
A Organização Mundial da Saúde reforça que o esporte é fundamental para a saúde do corpo e da mente, ajudando na prevenção de transtornos mentais e doenças crônicas. Além disso, melhora o condicionamento físico e a qualidade de vida.
O esporte também é uma poderosa ferramenta de integração social, desenvolvimento de valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e liderança, e pode ajudar os jovens a se afastarem de comportamentos de risco. Para as comunidades, o esporte fortalece a economia local, atraindo turistas, gerando empregos e promovendo a identidade e coesão social
COMENTÁRIOS