Serranópolis do Iguaçu mobiliza a comunidade para o Dia D de Combate à Dengue
Ações Preventivas e Cuidados para Evitar a Proliferação do Aedes aegypti em Serranópolis do Iguaçu
Em resposta ao aumento do risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti nesta época do ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Serranópolis do Iguaçu está promovendo, de 18 a 23 de novembro de 2024, o Dia D de Combate à Dengue. Essa campanha tem o objetivo de mobilizar a população para intensificar as ações preventivas contra a dengue, zika vírus e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito.
Segundo a Secretária de Saúde, Jocasta Bullow de Rosso o clima quente favorece a proliferação do mosquito "Com o clima tropical e as frequentes oscilações entre dias quentes e chuvosos, a cidade se torna propícia para o aumento de focos do mosquito. Por isso, a colaboração de cada munícipe é essencial para eliminar ambientes favoráveis à proliferação do Aedes aegypti" explica.
Medidas preventivas: Como cada um pode ajudar
A Secretaria de Saúde reforça que combater a dengue depende de medidas simples que podem ser adotadas diariamente em casa. Confira algumas ações recomendadas:
- Remova qualquer recipiente que possa acumular água, transformando-se em criadouro de mosquitos;
- Vede reservatórios e caixas d’água;
- Desobstrua calhas, lajes e ralos para evitar o acúmulo de água parada;
- Lave semanalmente, com escova e sabão, os tanques para armazenamento de água e os bebedouros de animais domésticos;
- Jogue fora embalagens usadas, potes, latas, garrafas vazias, sacos plásticos e demais objetos que possam acumular água;
- Coloque areia nos pratinhos de vasos de plantas.
Sintomas e cuidados
A Secretaria de Saúde orienta também que a população fique atenta aos sintomas da dengue, que incluem febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas articulações, e manchas vermelhas pelo corpo. Ao apresentar qualquer um desses sintomas, é essencial procurar a Unidade de Saúde mais próxima para avaliação e conduta.
COMENTÁRIOS