Estado e Senai ampliam oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio para 2025
O projeto, que combina educação básica e formação profissional, cria aproximadamente 170 turmas e reforça o compromisso de preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Paraná) formalizaram a expansão da parceria para ampliar a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio na rede estadual de ensino. A iniciativa eleva o projeto a um novo patamar em 2025. Em solenidade realizada segunda-feira (16), na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba, foi anunciada a oferta de 5.950 novas vagas em 2025, o que representa aumento de 138% em relação a 2024, quando foram ofertadas 2.500 vagas. Serão 13 cursos técnicos.
O projeto, que combina educação básica e formação profissional, cria aproximadamente 170 turmas e reforça o compromisso de preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho.
Com cursos como técnico em eletromecânica, automação industrial, mecatrônica e biotecnologia, os estudantes ingressantes no 1° ano do Ensino Médio terão a oportunidade de concluir a formação técnica junto com o ensino regular. Além de qualificar os alunos para áreas estratégicas, o programa oferece transporte e alimentação nos dias de aulas práticas, garantindo inclusão e acesso à educação de qualidade.
“Essa expansão fortalece o vínculo entre educação e o mundo do trabalho, contribuindo diretamente para o desenvolvimento socioeconômico sustentável no Estado”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
O presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, também ressaltou que o grande objetivo da parceria é conectar os alunos formados nos cursos técnicos diretamente ao mercado de trabalho. “Nosso compromisso é complementar a iniciativa com ações que facilitem a empregabilidade, garantindo que os jovens tenham oportunidades concretas assim que concluírem a formação profissional no Senai”, resumiu.
No total, os cursos técnicos terão duração de três anos, integrando-se ao ensino médio e sendo ministrados no mesmo turno das aulas regulares, dentro da carga horária da rede estadual. As unidades do Senai contribuirão com a infraestrutura de laboratórios especializados, incluindo recursos de informática e materiais específicos para enriquecer a experiência prática dos estudantes. Ao todo, somando e ensino médio e curso técnico, serão 3 mil horas/aula de formação.
Os interessados devem procurar as escolas estaduais que ofertam os cursos e realizar a matrícula até o dia 13 de janeiro.
COMENTÁRIOS